0
  Login
Microsoft deu mais um passo para acabar com as palavras passe nos seus serviços

Microsoft deu mais um passo para acabar com as palavras passe nos seus serviços

A segurança é um tema recorrente e que tem estado cada vez mais a ser do interesse dos utilizadores. Para além da proteção dos seus dados, estes querem também garantir que estes são inacessíveis.

As palavras passe têm estado no centro desta discussão, tendo um fim anunciado para breve. A Microsoft deu mais um passo para este fim, com novidades no Windows 10 que permitem já dispensar as palavras passe.

Há já algum tempo que a Microsoft procura formas de eliminar a necessidade de palavras passe para autenticar nos seus serviços e até no próprio Windows. Se no seu sistema operativo isso aconteceu com o Hello, no caso dos serviços da Internet estava mais complicado e demorado.

Agora, e com a chegada da última grande atualização do Windows 10, este passo foi finalmente dado. É já possível fazer a autenticação nas contas Microsoft com novas formas, que dispensam de forma total a utilização de palavras passe.

Para isso, o Windows 10 tem agora, na mais recente versão do Edge, suporte para dispositivos FIDO2, que garantem a autenticação sem recurso a qualquer palavra passe. Bastará a colocação da chave e a autenticação será realizada de forma automática.

Para além das keys FIDO2, a Microsoft deu também ao Edge a possibilidade de fazer autenticação com recurso ao Hello, o que significa que tanto a face como as impressões digitais podem agora ser usadas como palavra passe.

Esta nova autenticação funciona apenas no Edge e nos principais serviços da Microsoft. A segurança está garantida com a necessidade de ter um elemento físico do utilizador, tanto pelo dispositivo FIDO2 como pela cara ou impressão digital.

Quem tiver já uma pen Yubico, ou similar, ou um portátil com suporte para Windows Hello, pode usar já esta novidade. Basta aceder à página de configurações da conta Microsoft, com o Edge, e configurar esta nova autenticação.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir:
Sobre o Autor