0
  Login
IFA 2018: Inteligência Artificial, OLED, 5G e “smart coisas” destacam-se numa feira que é cada vez mais abrangente

IFA 2018: Inteligência Artificial, OLED, 5G e “smart coisas” destacam-se numa feira que é cada vez mais abrangente

As portas da edição da IFA de 2018 abriram hoje ao público mas os últimos dois dias já foram cheios de novidades, antecipadas pelas principais empresas durante os Press Days. Os dados estão lançados e as tendências não são (muito) diferentes do ano passado.

O mercado da tecnologia continua a crescer e a IFA cresce em conjunto com este investimento cada vez mais significativo das empresas, governos e utilizadores individuais. E isso faz com que as empresas sigam o ritmo alucinante de desenvolver novos produtos e serviços de forma cada vez mais rápida, substituindo linhas de equipamentos que foram lançados há poucos meses e garantindo que os novos são sempre “melhores, mais fortes e mais rápidos”, mesmo que nem sempre assim seja.

Este ano a IFA voltou a crescer em espaço, mesmo depois de já ter alargado fisicamente a Messe de Berlim com o City Cube e de ter deslocado a área de eletrónica para um espaço noutra localização de Berlim, o IFA Global Markets na STATION Berlin. E também tem uma nova coqueluche, os carros, que se juntam ao leque cada vez mais diversificado de produtos e serviços que são expostos na feira que tem a ambição de ser a maior do mundo – e está em concorrência permanente com a CES mesmo que seja um tópico latente e pouco comentado.

A exposição que começou com os eletrodomésticos foi evoluindo gradualmente para cobrir também o mercado de computadores pessoais, telemóveis e outros gadgets relacionados à medida que as tecnologias de conetividade inteligente e mobilidade foram invadindo todos os sectores. E agora está tudo ligado, desde as escovas de dentes, os dispositivos para dormir, os fornos e fogões, frigoríficos, aspiradores… A Internet das Coisas, a robótica, os sistemas de comunicação por voz estão presentes em todos os pavilhões e também dominam as conferências e a área da IFA Next, onde têm espaço as startups e ideias mais “fora da caixa”.

Para quem acompanha o mercado das TIC a IFA é sempre o Natal antecipado, com a possibilidade de ver novos produtos e conhecer as tendências, mas também perceber o que vai chegar nos próximos meses às lojas, ou experimentar tecnologias que depois nem chegam a ser comercializadas.

Entre muitos ecrãs de televisores de tamanho e qualidade cada vez mais elevada, e onde o 8K é palavra de ordem, sistemas de som, frigoríficos, máquinas de lavar, pequenos eletrodomésticos para a cozinha, e robots aspiradores, encontram-se outras soluções e produtos, dos computadores aos assistentes inteligentes e telemóveis, embora com muito menos preponderância do que no Mobile World Congress. Mas são estas as “bancas” que atraem mais atenção, a par dos jogos e das experiências de realidade virtual e realidade aumentada.

O SAPO TEK está a acompanhar as principais novidades e já pode conhecer os anúncios da Lenovo, Motorola, LG, Samsung, Sony e Acer, entre outras, mas também está a “explorar” o ambiente da feira, onde há muitos profissionais mas também grupos de jovens, e famílias, sobretudo alemãs, a descobrir o que tem a tecnologia de novo para oferecer. Quase todos têm um smartphone na mão para partilhar experiências nas redes sociais e documentar tudo em fotografias e vídeos. E nós também.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir:
Sobre o Autor