0
  Login
5 alternativas gratuitas para juntar ou dividir PDFs

5 alternativas gratuitas para juntar ou dividir PDFs

Todos nós lidamos com documentos em PDF. Desde e-books, manuais, faturas ou extratos do banco, o mundo digital exigiu que se padronizasse um formato e o PDF tem cumprido bem a sua função.

No entanto, por questões de organização ou para vedar o acesso a determinado conteúdo, uma das tarefas mais recorrente é juntar vários documentos PDF num só, ou dividir documentos, muito útil para extrair apenas determinadas páginas. Conheça as nossas 5 sugestões gratuitas.

Há imensas opções que nos permitem manipular PDFs, umas mais práticas que outras, pagas ou gratuitas. Hoje escolhemos 5 alternativas gratuitas que permitem, entre outras coisas, juntar ou dividir PDFs.

PDFTK Builder

Esta é uma das ferramentas mais básicas a nível de interface gráfica e também das mais simples de utilizar.

Permite fazer apenas as operações elementares, que são mais procuradas pelo utilizador comum: juntar, dividir, colocar fundo, carimbo ou numeração, rodar ou proteger por palavra-passe.

É uma ferramenta totalmente gratuita, leve e adequada para ter sempre à mão no seu conjunto de aplicações SOS. Está disponível para Windows.

Hipdf

O Hipdf é uma solução muito completa e gratuita, não apenas para juntar e dividir PDFs, mas para fazer vários tipos de conversão. É capaz de converter, de e para PDF, suportando formatos Word, PowerPoint, Excel, txt, imagens e ePub. Basta abrir a página do Hipdf e escolher a operação, tendo em conta os formatos com que pretende trabalhar.

O melhor de tudo é que opode fazê-lo online, a partir do seu browser, sem a necessidade de instalar qualquer programa. E é claro, se não tiver acesso à Internet, também pode instalar a versão desktop.

PDFsam Basic

Um software livre e open source, o PDFsam Basic é uma ferramenta que, resumindo-se às mesmas funcionalidades elementares das anteriores, tem opções um pouco mais avançadas.

Dessas opções mais avançadas, permite adicionar um índice para o PDF gerado, tratar corretamente os AcroForms (PDFs com formulários) para que não hajam conflitos de nomes dos campos ao juntar vários PDFs, dividir PDFs por tamanho ou por marcadores, entre outras. Está disponível para Windows, Mac e Linux.

PDFsam basic

PDF-Shuffler

O PDF-Shuffler é uma aplicação simples, implementada em python-gtk, que permite reordenar páginas, remover, rodar, recortar… e claro, juntar e dividir PDFs.

É completamente gratuita e está disponível para Linux.

PDF-Shuffler


Debenu PDF Tools

Uma ferramenta produzida pela conhecida Foxit Software, o Debenu PDF Tools destaca-se pela rapidez no acesso às ações, conseguida pela integração no menu de contexto no Explorador do Windows. Isso permite desencadear operações diretamente a partir do Explorador do Windows, o que pode acelerar bastante o processo.

Permite editar diversos parâmetros do PDF, como título, autor, assunto,, entre outros, adicionar metadados, converter imagens, extrair texto, entre várias outras funcionalidades avançadas.

Debenu PDF Tools


Estas são algumas sugestões que permitem não só fazer as tarefas triviais de juntar e dividir PDFs, cada um à sua maneira, mas que também oferecem outras funcionalidades que podem ser do seu interesse.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Nintendo 64 Mini pode ser a próxima consola a ressuscitar na indústria da nostalgia

Nintendo 64 Mini pode ser a próxima consola a ressuscitar na indústria da nostalgia

A Nintendo encontrou mercado para as versões remodeladas das suas consolas mais antigas. Com o lançamento da série Classic Mini, a empresa ressuscitou a NES e a SNES, mas a gama não deverá parar por aqui, uma vez que os fãs anseiam por um dos maiores clássicos da marca nipónica: a Nintendo 64.

De acordo com um leak, que fez chegar à internet três alegadas imagens da N64, a consola vai mesmo chegar ao mercado, desta feita numa versão mais compacta e moderna, que lhe permitirá jogar títulos retro nas televisões mais modernas da atualidade.

Em comparação com os outros dois sistemas, esta consola apresenta um “motor” mais potente, capaz de processar jogos com grafismos mais atraentes. Em consequência, é também possível que esta nova versão exija mais trabalho à Nintendo, e que chegue ao mercado com um valor ligeiramente superior ao da SNES e ao da NES. Mais importa referir que a emulação dos jogos, que podiam chegar aos 64MB, será também mais complicada de concretizar.

Tal como sublinha a IGN, depois da N64, diz a ordem cronológica que se segue a GameCube. No entanto, a consola não deverá ser um projeto a curto prazo, uma vez que apresenta um hardware mais difícil e caro de replicar numa versão acessível e compacta.

Note que a notícia não foi confirmada pela Nintendo, que pode nunca chegar a concretizar este projeto num produto comercial. O leak, no entanto, mostra detalhes promissores.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Com 10 biliões de frames por segundo, esta câmara captura até a luz em câmara lenta

Com 10 biliões de frames por segundo, esta câmara captura até a luz em câmara lenta

A luz é a coisa mais rápida do universo, então tentar captar o seu movimento é um grande desafio. Contudo, há tecnologia capaz desse feito.

Cientistas da Caltech criaram uma sonda que desce a captação de imagem para uns impressionantes 10 biliões de frames por segundo, o que significa que pode captar a luz conforme ela avança – e eles têm planos para tornar esta câmara cem vezes mais rápida.

Caiu o segundo e entrou o femtosegundo (1015)

Entender como se move a luz é um exercício fundamental para várias áreas, não é apenas para satisfazer a curiosidade oca sem objetivos bem claros para o desenvolvimento humano. São motivações bem esclarecidas que conduzem os esforços de Jinyang Liang e dos seus colegas. Há aplicações potenciais em física, engenharia e medicina que dependem muito do comportamento da luz em escalas tão pequenas e tão curtas que estão no limite do que pode ser medido.

Provavelmente conhece o termo “frames por segundo” (fps), até porque cada vez se fala mais em câmaras fotográficas nos smartphones, poderá mesmo já ter ouvido falar em câmaras capazes de captar milhões e bilhões de fps. Na verdade há uma “luta” entre algumas entidades para ver quem faz mais e de forma mais séria nesta área.

A mais poderosa câmara lenta num smartphone pertence à Sony com os seus 960 fps. Este número pode parecer-nos irreal quando temos disponíveis 120 fps nos bons dispositivos do dia a dia. Claro que esse número é para bater e para isso há ainda algo mais fantástico apresentado pela mão da Caltech: 10 000 000 000 000 frames por segundo.

Esta câmara é tão poderosa que permite captar o movimento mais rápido do Universo, um raio de luz.

Dentro da luta que referimos em cima está a conquista de um recorde que antes estava em 5 bilhões de fps. Com este novo sistema, o número é duplicado para 10 biliões de fps. Mas os responsáveis pelo projeto esperam atingir 100 biliões de fps porque é um sistema escalável.

A câmara lenta da coisa mais rápida do Universo

Como seria de imaginar, toda a estrutura da câmara ocupa um grande espaço, de facto ocupa uma sala inteira. Em abono da verdade, não podemos dizer que é uma câmara tal como imaginamos, é sim um conjunto de múltiplas câmaras geridas e sincronizadas por algoritmos computacionais de fotografia.

Mais concretamente, o sistema consiste numa ultra câmara fotográfica comprimida (recebendo 100 000 milhões de frames por segundo) e uma câmara estática (que é o que permite chegar aos 10 biliões). Os dados de ambas as câmaras são processados ​​recorrendo a um algoritmo para reconstruir a imagem em velocidade super lenta (método T-CUP).

Fará sentido falar em frames por segundo?

Estamos num patamar onde a medida de tempo “segundo” não corresponde às necessidades de tempo conseguido neste projeto. A escala menor que deverá ser usada requer femtossegundos. Um femtosegundo são 1015 segundos. Mas a captação de femtossegundos não é a única dificuldade para esta nova câmara, isto porque depois de os captar é necessário armazenar o que foi recolhido.

Atualmente, não há matriz de armazenamento rápida o suficiente para escrever 10 bilhões de vezes por segundo os dados obtidos. É por isso que esta nova câmara atualmente funciona apenas para 25 frames seguidos.

Nos testes realizados, foi possível captar a luz de um laser, permitindo observar como o fotão interage quando atinge o material. Como podemos ver, parte da luz que embate com o material é refletida e perdida, enquanto outra parte atravessa o material.

 

Este tipo de investigação ainda tem um longo caminho a percorrer, contudo, depois da técnica estar descoberta, resta amadurecer e evoluir para uma utilização quotidiana ao serviço das várias áreas que foram referidas. A medicina e a ciência são campos onde é importante perceber muito bem a luz.

 

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Star Trek, Barbearian e Bike Unchained: conheça os melhores jogos móveis de setembro

Star Trek, Barbearian e Bike Unchained: conheça os melhores jogos móveis de setembro

Aqui nascem novas aventuras e ressuscitam-se as sagas antigas com uma nova cara e nova vida. Se gosta de jogos móveis, é este o caminho a seguir.

Se se encontra disposto a perder a cabeça por duas mãos cheias de aplicações e outros tantos jogos gratuitos, este artigo é para si. Em suma, trazemos-lhe mais 10 apps que têm a capacidade de o deixar vidrado num punhado de desafiantes exercícios.

Na galeria abaixo vai encontrar os 10 jogos lançados em setembro passado que mais prometem, com Star Trek: Trexels 2 e a simplicidade de Barbearian a garantir-lhe dois vícios distintos mas igualmente imersivos.

Quase todos os jogos desta galeria são gratuitos, com excepção para Barbearian, por exemplo, que une um dos designs mais atrativos do certame, com uma componente arcade que tem capacidade para o deixar preso à ação. A ideia aqui é diverti-lo e deixá-lo mais ciente das apps que se lançaram no nono mês de 2018.

Um dos outros exemplos é Armello, que traz um tabuleiro de jogo dinâmico para o smartphone do utilizador, dando um novo charme aos combates por turnos, mais ao menos ao estilo de Yu-Gi-Oh.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

 

curtir
Samsung tem dois novos Galaxy e o A9 tem mesmo quatro câmaras

Samsung tem dois novos Galaxy e o A9 tem mesmo quatro câmaras

Os leaks já tinham “queimado” as novidades que a Samsung tinha hoje para mostrar na linha de smartphones Galaxy, com foco no A9, com um sistema de quatro câmaras traseiras.

O evento “4X Fun”, transmitido a partir da Malásia, revelou dois novos smartphones Galaxy, o A7 e o A9, que prometem melhorias importantes na fotografia, partilhando algumas funcionalidades de captura e tratamento de imagem. Mas só o Galaxy A9 apresente um sistema traseiro de quatro câmaras.

Dong Jin Koh, presidente e CEO da área de mobilidade da Samsung, subiu ao palco para sublinhar o objectivo da empresa de trazer inovação com sentido a todos os clientes, e em toda a oferta, para dar a todos a possibilidade de usarem a tecnologia de ponta desenvolvida pela Samsung. E por isso o Galaxy A7 vai estar disponível já hoje, enquanto o A9 vai estar à venda em Novembro. Os países e os preços não foram ainda revelados mas a Samsung já confirmou que o A9 vai chegar às lojas portuguesas em novembro.

O principal destaque do Galaxy A9 é o sistema de quatro câmaras traseiras. A primeira câmara do Galaxy A9 tem um sensor de 8 MP, com uma abertura f2,4 Ultra Wide de 120º. A segunda lente é uma telefoto de 10 MP f2,4 com um zoom óptico de 2x. A câmara principal é de 24 MP, com um obturador de f1,7. Por fim, a câmara de profundidade, de 5 MP, com uma abertura f2,2 com Live Focus.

A bateria é outro dos elementos destacados na apresentação do novo smartphone, garantindo uma bateria de longa duração com 3.800mAh, e com carregamento rápido.

O Galaxy A9 tem um ecrã de 6,3 polegadas, Full HD+ Super AMOLED, como se pode ver na infografia preparada pela Samsung.

O Galaxy A7 já tinha tido um anúncio mais discreto no fim do mês de Setembro, numa antecipação para o evento de hoje. O telefone tem um sistema de câmara tripla, onde o destaque vai para a lente Ultra Wide que capta mais ambiente na fotografia num ângulo de 120 graus. Esta lente tem um sensor de 8 MP que se soma à lente principal, de 24 MP, que a Samsung garante ser capaz de captar mais luz.  Há ainda uma outra lente desenhada para a profundidade.

Com o sistema de optimização de cenário os utilizadores podem ainda editar as imagens, ajustando a cor, contraste e luminosidade, conseguindo um efeito mais personalizado e “instagramável”.

O Galaxy A7 vai estar à venda na Europa e na Ásia a partir de hoje e o Galaxy A9 só chega às lojas em novembro, mas a Samsung não confirmou ainda em que países e a que preço.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Sony garante que Playstation 4 vai mesmo ter sucessora. Mas não diz quando

Sony garante que Playstation 4 vai mesmo ter sucessora. Mas não diz quando

“Nesta altura, o que posso dizer é que será necessário ter uma nova geração de hardware”, disse Kenichiro Yoshida, em entrevista ao Financial Times (FT), em relação à próxima consola da Sony, sem avançar quando haverá um novo equipamento.

No entanto, a empresa nipônica já tinha vindo a público confirmar que não estreará uma consola de nova geração durante os próximos três anos.

Embora o vice-presidente da marca tenha assumido que a Sony quer “dar o próximo passo” no sector de gaming, fontes citadas pelo FT referem que ela não significará uma revolução face à PS4, mantendo uma arquitetura e design similares.

O anúncio surge numa altura em que têm sido avançados rumores para a possibilidade da Sony lançar um tablet com capacidade para se ligar a plataformas de streaming e múltiplos aparelhos de jogos.

Nesse campo, a Microsoft já revelou que, em 2019, vai começar os primeiros testes públicos do xCloud, um projeto de streaming para jogos que vai dar aos jogadores “a liberdade de jogarem no dispositivo que quiserem”.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Instagram usa IA para combater bullying nos comentários

Instagram usa IA para combater bullying nos comentários

A rede social detida pelo Facebook anunciou que está a usar Inteligência Artificial para detetar indícios de bullying nos comentários e nas fotos. O sistema faz uma captura de ecrã e envia-a para ser revista por uma equipa de humanos

A solução de aprendizagem de máquina que o Instagram passou a aplicar desde ontem visa combater o bullying nos comentários e nas fotografias publicadas. Caso o sistema detete uma foto agressiva, mal educada ou indesejada, faz uma captura de ecrã e envia o conteúdo para ser revisto pela equipa de operações de comunidade, explica a Cnet.

O algoritmo foi criado para detetar se há ataques à aparência ou bem estar de alguém e compara imagens lado a lado, atribuindo classificações e rankings para fazer esta análise. Outra abordagem é a introdução de um filtro de bullying nos comentários publicados em transmissões em direto.

Outra novidade adicionada pelo Instagram é o filtro de “bondade” criado em parceria com Maddie Ziegler. Com este filtro, em modo selfie, a cara do utilizador é coberta com corações e é possível fazer o tag a outro utilizador para apoio. Na câmara traseira, este modo mostra a palavra “bondade” ou “kindness”, no original, traduzida para vários idiomas.

Recorde-se que o Twitter e o Facebook também anunciaram medidas semelhantes para travar bullying e discursos de ódio nas respetivas plataformas.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
iPad Pro X (2018): Já há rumores da data de apresentação e de algumas novidades

iPad Pro X (2018): Já há rumores da data de apresentação e de algumas novidades

A Apple deverá fazer este mês um evento para apresentar alguns produtos novos. Entre eles estará o novo iPad Pro 2018.

Segundo alguns rumores, este iPad Pro X deverá suportar Face ID em modo Paisagem, Vídeo 4K HDR via USB-C, novo Apple Pencil e muito mais. Será iPad Pro X, iPad Pro 2018 ou iPad Pro 3?

iPad Pro 2018 com tecnologia Face ID

Alguns rumores davam conta, antes do verão, que a Apple teria já pronto o novo iPad que poderia ser apresentado no evento de setembro, quando a Apple apresentou o iPhone Xs, Xs Max e o iPhone Xr. Como não aconteceu, a atenção virou-se para outubro.

Já em velocidade de cruzeiro no mês de outubro, começam a surgir informações que referem novos modelos do tablet da Apple. Estes virão em duas variantes com diferenças nos tamanhos do ecrã, terão bordas minimizadas e perdem o botão Home físico.

Esta evolução, à imagem do que aconteceu no iPhone, permite perceber que os novos tablets terão Face ID com o sistema TrueDepth Camera. Informações recentes afirmam que o Face ID será suportado quando o iPad estiver em modo paisagem, algo que é basicamente um requisito para um tablet, embora que ainda não seja usual num iPhone.

Também é veiculado que os novos modelos do iPad 2018 serão capazes de produzir conteúdo 4K HDR (High Dynamic Range) para ecrãs externos, uma informação que já no passado era tida como certeza:

Com a sua porta USB-C, o iPad Pro 2018 será capaz de produzir vídeo 4K HDR para monitores externos. Para acomodar este recurso, haverá um novo painel na aplicação de Definições, onde os utilizadores poderão controlar a resolução, HDR, brilho e outras configurações para ecrãs externas ligados.

Os novos modelos do iPad Pro também suportarão um novo conector magnético / Smart Connector, colocado na parte de trás do dispositivo, em vez do lado, como existe atualmente. A ser verdade, esta informação alinha-se com os rumores anteriores, permitindo que uma gama ainda maior de acessórios seja suportada pelos tablets.

Por fim, mas não menos importante, o novo pacote de informações refere que a Apple está a planear lançar um novo Apple Pencil ainda este ano. A principal alteração será no processo de emparelhamento. Segundo estes rumores, agora emparelhar o Apple Pencil será como atualmente emparelhamos os AirPods, por proximidade.

Não existe, contudo, informação que garanta que o Apple Pencil atual será suportado pelo iPad Pro de 2018, certos pormenores, a serem verdade, carecem claramente da restante informação a acontecer no dia evento.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Tem Whatsapp? Vêm aí a funcionalidade que ninguém queria

Tem Whatsapp? Vêm aí a funcionalidade que ninguém queria

Em 2019, poderão surgir anúncios entre as fotos e vídeos dos amigos, tal como no Instagram.

A publicidade está a caminho do WhatsApp e o Facebook já está a testar a sua implementação na versão da aplicação no iOS, noticiou o espanhol ”El Economista”, esta quinta feira.

Segundo o jornal, o Facebook está a testar anúncios no formato de stories. Depois de ver algumas histórias dos seus contactos – conteúdos que só estão disponíveis durante 24 horas -, no futuro poderão surgir anúncios entre as fotos e vídeos dos amigos, tal como no Instagram.

A plataforma de comunicação, que integra na gigante Facebook, conta com 1.500 milhões de usuários ativos mensais e Zuckerberg pretende aproveitar esse factor para integrar os anúncios.

Numa entrevista, Brian Acton, co-fundador da aplicação, revelou que a razão da sua saída deu-se ao facto da insistência do Facebook para monetizar  a plataforma, avança a agência.

Precisamente, sob essa estratégia que quebra a máxima do WhatsApp de não exibir anúncios para seus usuários, o outro co-fundador do serviço de mensagens, Jan Koum, anunciou sua saída da empresa há alguns meses devido ao seu mau relacionamento com Zuckerberg.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
Primeiro carro voador começa a ser vendido em outubro

Primeiro carro voador começa a ser vendido em outubro

O Transition tem capacidade para dois passageiros. Necessita de pista de descolagem e aterragem, como os aviões convencionais, mas pode converter-se num automóvel terrestre em apenas um minuto

O período de pré-venda do primeiro carro voador do mundo, desenvolvido pela empresa Terrafugia, que foi adquirida pelo grupo chinês Geely, arranca em outubro, com a chegada ao mercado prevista para 2019, avançou a imprensa chinesa.

O veículo, chamado Transition e com capacidade para dois passageiros, necessita de pista de descolagem e aterragem, como os aviões convencionais, mas pode converter-se num automóvel terrestre em apenas um minuto, segundo a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Numa fase inicial, o carro voador estará apenas disponível no mercado norte-americano. A agência não detalha o custo de produção ou preço de venda.

Responsáveis da Geely revelaram que o objetivo é competir com o uso de aviões por parte de empresas, governos e firmas de transporte.

O conselheiro delegado da Terrafugia, Chris Jaran, anunciou já que apresentará, em outubro, o próximo projeto da empresa, o veículo voador TF-2, que será capaz de descolar e aterrar na vertical, algo a que o Transition não está apto.

A Terrafugia foi fundada em 2006, por cinco antigos alunos do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

A Geely emprega mais de 60.000 trabalhadores, a nível mundial, e vendeu em 2016 mais de 1,3 milhão de veículos. A empresa detém a marca automóvel sueca Volvo.

ecocarwashing

Seja Um Revendedor Ecocarwashing

   

curtir
curtir
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial